top of page

Reabilitado do INSS retorna ao mercado de trabalho



Valdelino Conceição Lima (40), reabilitado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), foi uma das pessoas que deixou o “Dia D”, em Manaus (AM), com uma proposta concreta para retornar ao mercado de trabalho. Mais de 400 pessoas com deficiência, participantes do programa de Reabilitação Profissional e segurados reabilitados do Instituto, candidataram-se a uma vaga no mercado de trabalho no Dia D de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Reabilitada da Previdência Social no Mercado de Trabalho, na capital do amazonas.

Eletricista de alta tensão, Valdelino entrou para o Programa de Reabilitação Profissional do INSS em de fevereiro de 2014, após um acidente com lesão cortante em sua mão direita, que o impediu de exercer sua função de origem. Após sete meses, depois de concluir o curso para exercício da função de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial/Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Senai/Pronatec), o segurado foi reabilitado e certificado pela Reabilitação Profissional do INSS.

Apesar da limitação para atividades que exijam destreza bimanual, movimentos repetitivos com força e flexão e extensão do punho esquerdo, compressão mecânica e uso de força na palma da mão, Valdelino não deixou de se sentir capaz. O segurado buscou novamente a equipe de Reabilitação Profissional do INSS para, através da rede de contatos do Instituto, ser encaminhado a empresa com necessidade de cumprir a cota legal, conforme dispõe o artigo 140 do Decreto 3.048 de 06/05/1999.

Para Valdelino, casado e pai de três filhos menores, o momento não poderia ser mais oportuno. Assim no dia 25 de setembro, às 8h, ele figurava como um dos primeiros segurados reabilitados do INSS a serem encaminhados para o setor de Recursos Humanos das 26 empresas representadas no “Dia D”.

O segurado reabilitado Valdelino candidatou-se a uma vaga em duas empresas distintas e após entrevista realizada no próprio local do evento, deixou o “Dia D” como o mais novo contratado da S.B Comércio, empresa que congrega uma rede de drograrias que está inovando e ampliando a sua capacidade de expansão no mercado local.

Ao final do evento, que possibilitou o seu retorno à atividade laboral na função de assistente de manutenção, Valdelino fez contato com o INSS para agradecer a oportunidade e se colocar à disposição da Equipe de Reabilitação para dar testemunho de superação diante das muitas dificuldades que as pessoas com deficiência e reabilitados do INSS enfrentam para retornarem ao mercado de trabalho.

Há 24 anos foi aprovada Lei de Cotas 8.213/91, que obriga as empresas com mais de cem funcionários a contratar pessoas com deficiência. Na capital amazonense, apesar da existência do Polo Industrial de Manaus (PIM) – um dos mais modernos da América Latina, que reúne aproximadamente 600 indústrias de alta tecnologia, gerando mais de meio milhão de empregos diretos e indiretos, principalmente nos segmentos de eletrônicos, duas rodas e químicos – é grande ainda a resistência das empresas em cumprir a legislação.

Por este motivo, foi grande o número de pessoas com deficiência que compareceram ao Dia D, realizado em setembro, na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. (SCS/AM)

Artigos em destaque
Artigos recentes
Busca por tags
bottom of page