top of page

Segurada reabilitada volta ao mercado de trabalho no Ceará



Um veículo se aproxima para fazer uma entrega na casa de Lêda Maria Barbosa Ferreira, em Caucaia, no Ceará. Ela afasta os móveis da casa e abre

Segurada Lêda Maria Barbosa Ferreira participou do Programa de Reabilitação Profissional do INSS. Foto: Divulgação ACS/CE

espaço para acomodar um freezer, que será peça importante para sua nova atividade de trabalho. Após participação no Programa de Reabilitação Profissional do INSS, a auxiliar de professora vai prover o sustento da família por meio da venda de lanches, e para isso recebeu do instituto o novo instrumento de trabalho.

Aos 48 anos de idade, Lêda vinha sofrendo há dois anos com uma lombalgia que dificultou sua rotina de trabalho num Centro de Educação Infantil, levando ao requerimento de um auxílio-doença. “Acredito que a causa desse problema tenha sido a função que ela exercia no local. Por tratar de crianças, ela se abaixava muito, os móveis eram baixinhos…”, relata a orientadora profissional Vera Sampaio, da Agência da Previdência Social Fortaleza-Centro. Outros fatores atenuaram o problema, como uma tendinite e o longo percurso até o local de trabalho. “Eu pegava quatro ônibus pra ir pra escolinha. Não tenho mais condições pra voltar pra lá”, conta Lêda sobre sua rotina dos últimos doze anos.

Sob a orientação do Programa de Reabilitação Profissional, ela vislumbrou possibilidades de exercer outros ofícios. Participou de um curso sobre como iniciar um empreendimento comercial e aprendeu informática. Na nova empreitada, pesou a experiência que teve durante um curto período em que vendeu lanches na rua, e a história bem sucedida de um irmão que trabalha no ramo. “Antes de trabalhar na escola, eu tive uma barraca de bolos, salgados, refrigerantes. Era só à noite, mas era um complemento pra renda quando eu estudava”, conta.

Após um curso de salgadeira, Lêda prepara um espaço em casa para vender lanches. “O freezer é o começo”, comemora ela, e fala com gosto de como quer dispor mesas, janelas, guardar refrigerantes e picolés. “Passa muita gente por aqui, mas vão comprar em outras ruas”, fala sobre a possibilidade de clientela. Mesmo “começando devagarinho”, Lêda planeja comprar outros utensílios e receber ajuda do esposo, que há 25 anos é balconista em um restaurante.

Instrumental - O instrumento de trabalho é um recurso material fornecido pelo INSS, após avaliação e prescrição do Programa de Reabilitação Profissional. Podem ser máquinas, acessórios, ferramentas ou aparelhos, considerados indispensáveis para que o segurado que se afastou de sua atividade laboral, por doença ou acidente, seja reinserido no mercado de trabalho, em um função compatível com sua condição. O reabilitado pode manter os direitos como segurado da Previdência Social, na nova atividade, ao tornar-se um contribuinte individual ou microempresário. ( Katherine Gomes e Claudiene Costa ACS/CE)

Artigos em destaque
Artigos recentes
Busca por tags
bottom of page