top of page

Campeão de basquete em cadeira de rodas é reabilitado pelo INSS


A vida do porteiro Alexsandro Barbosa do Nascimento, de 29 anos, deu uma virada de 360 graus. Um acidente de moto ocorrido em Campo Grande (MS), há cinco anos, após sair de uma festa com amigos, transformou seu dia-a-dia e hoje ele é um campeão de basquete em cadeira de rodas. Como segurado da Previdência Social, Alexsandro foi inserido no Programa de Reabilitação Profissional da Gerência Executiva do INSS em Campo Grande. Hoje está cursando Administração e pronto para entrar no mercado de trabalho.

No acidente, ele teve paralisação da parte inferior do corpo, o que comprometeu os movimentos das duas pernas. Segundo a servidora do INSS, Simone Andréa da Cunha “Ele mesmo demonstrou grande potencial para retornar ao mercado de trabalho e nos fez a solicitação de uma cadeira adaptada, pois além de querer retornar ao trabalho, atua na equipe de basquete sobre rodas da cidade”, relata Cunha.

O atleta conta que a sua salvação foi a entrada para a equipe de basquetebol, o que trouxe uma nova perspectiva na sua vida. Antes do acidente, Alexsandro atuava na equipe de futsal do bairro, tendo participado de competições importantes na cidade como a Copa Morena, Jogos Abertos, metropolitanos e até campeonato Estadual. “A depressão saiu da minha vida quando encontrei os jogadores de cadeira de rodas treinando próximo de casa. Eles foram fundamentais para que me levantasse e tivesse uma oportunidade”, fala o campeão.

Alexsandro faz parte agora da equipe de basquete “Pantanal Sobre Rodas”, uma das principais de Mato Grosso do Sul, onde já tem o título estadual e se prepara para as competições nacionais.

Alexsandro estava sem estudar há algum tempo. Por orientação da Reabilitação Profissional do INSS, foi encaminhado para o curso de Administração. Com isso, adquiriu novos conhecimentos e oportunidades de trabalho. Ao terminar o curso poderá ingressar rapidamente no mercado de trabalho. “Com os espaços existentes pela Lei de cotas nas empresas privadas ou até mesmo para a participação em concurso público, ele poderá ser rapidamente integrado ao mercado”, relatou Simone Cunha.

Cadeira – A cadeira monobloco oferecida pelo INSS ao segurado é uma das mais avançadas no mercado internacional. Segundo o empresário do setor, a cadeira oferece ao usuário maior habilidade do que as encontradas no mercado. A cadeira não tem parafuso, sendo totalmente de encaixe, o que facilita a montagem e a desmontagem, contribuindo assim com o seu deslocamento. A cadeira é de fibra de carbono, o que a torna muito mais leve para conduzi-la.

Conforme dados da Equipe da Reabilitação Profissional de Campo Grande existem 332 segurados sendo atendidos pelo programa, sendo que deste total 78 estão em treinamentos em cursos solicitados e outros 9 já em fase de contratação com as empresas privadas da cidade. (Cláudio Severo – SCS/MS)

Artigos em destaque
Artigos recentes
Busca por tags
bottom of page