top of page

Ministério da Previdência assina convênio com a Arpen-SP para acesso a Registro Civil


O Ministério da Previdência Social (MPS) assinou Acordo de Cooperação Técnica com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) para permitir acesso do órgão às informações da Central de Registro Civil (CRC). A assinatura do acordo aconteceu nesta quarta-feira (13), em São Paulo.

Durante a assinatura, o chefe da Assessoria de Pesquisa Estratégica e de Gerenciamento de Riscos (APEGR) do MPS, Marcelo Henrique de Ávila, destacou que o convênio é muito importante para a Previdência, pois ajudará a combater as fraudes e o acesso indevido a benefícios previdenciários. “Os documentos de registro civil são muito usados por quadrilhas, pois dão origens aos outros documentos de identificação civil, por isso termos acesso a esse banco de dados nos ajudará a combater essas fraudes”, destacou. O chefe da Assessoria de Pesquisa também ressaltou que o MPS quer colaborar com os cartórios e com a Arpen-SP no que for possível para coibir fraudes de documentos.

O presidente da Arpen-SP, Lázaro da Silva , afirmou que “ a Arpen-SP e os registradores civis estão à disposição para ajudar a sociedade brasileira na diminuição do número de fraudes”. Lázaro também destacou que a consulta a um sistema como o da Arpen-SP traz muito mais segurança do que um documento apresentado, pois está em constante atualização.

O coordenador da representação Regional da APEGR, Guilherme Augusto Calazans, em São Paulo, teve participação fundamental no convênio e salientou que “ será muito útil, principalmente, para checar possíveis cônjuges que muitas vezes não são declarados”. (Com informações da ACS Arpen-SP)

Artigos em destaque
Artigos recentes
Busca por tags
bottom of page