top of page

Jovem reabilitado retorna ao mercado de trabalho em Poços de Caldas


Tiago Pedro da Silva, de 27 anos, é mais um exemplo de sucesso de reabilitação profissional em Poços. Em março, após seis meses no Programa de Reabilitação Profissional da Gerência Executiva do INSS em Poços de Caldas, o jovem segurado retornou ao mercado de trabalho, mudando de função e de empresa.

Tiago exercia o trabalho de coletor de sacos de lixo na cidade. Num dos muitos arremessos ao caminhão em movimento, ao não avaliar corretamente o peso do material, acabou por lesionar o ombro esquerdo, sendo diagnosticado com luxação da articulação

do ombro.

O segurado ficou impossibilitado de erguer peso acima de 10 kg e já não podia fazer movimentações de rotação interna ou externa com o ombro, nem elevar o membro. Após três meses de recebimento do auxílio-doença, ele foi encaminhado para o Programa de Reabilitação Profissional. A empresa com que mantinha o vínculo empregatício chegou a oferecer uma vaga de varredor no município próximo, em São João da Boa Vista (SP). No entanto, Tiago não pretendia sair de Poços de Caldas por motivos familiares.

O jovem lixeiro chegou a concluir a antiga 7ª série do Ensino Fundamental e tinha experiência com produção de louça sanitária. Após analisar sua escolaridade e experiência profissional, a Equipe de Reabilitação Profissional o encaminhou para um treinamento de 10 dias no Hospital Santa Lúcia, como auxiliar de cozinha.

Com ótimo desempenho, Tiago foi contratado. O jovem foi desligado do Programa de Reabilitação Profissional em março deste ano e o sentimento de gratidão é perceptível nas suas simples palavras. “Achei muito boa a oportunidade que o INSS me deu. Só tenho a agradecer pela ajuda. Tive um bom treinamento no hospital. Aprendi muitas coisas diferentes e conheci pessoas boas. Obrigado por tudo que fizeram por mim!”, declarou o jovem. (ACS/SRII)

Fonte: Blog da Previdencia Social

Artigos em destaque
Artigos recentes
Busca por tags
bottom of page