top of page

Pescador é aposentado na Expedição da Cidadania


A passagem da Expedição da Cidadania pela região de Jabotazinho, às margens do Rio Paraguai, no Mato Grosso do Sul, vai marcar a vida do pescador Júlio Leite da Silva. O trabalhador é um dos segurados aposentado pela equipe do INSS que participou da ação no navio Albatroz, da Marinha do Brasil. A expedição da Cidadania leva serviços públicos aos ribeirinhos que não tem como acessá-los devido à distância e dificuldades de chegar à cidade.

Somente na primeira parada da expedição, 19 benefícios foram concedidos aos ribeirinhos da região que já irão receber o pagamento dos benefícios no próximo mês. O caso do pescador Júlio Leite da Silva é um exemplo. Com 63 anos, o trabalhador já tinha o direito de receber a aposentadoria por idade há três anos. Júlio estava com toda a documentação, mas sair do pequeno povoado da Baía do Castelo para a cidade mais próxima, em Corumbá, era um “problema”.

Segundo o contra-almirante da Marinha, Edervaldo Teixeira Filho chegar em uma das cidades onde existe Agência da Previdência Social é uma tarefa difícil para os ribeirinhos. “Muitas pessoas que moram na beira do rio, ao longo dos 600 quilômetros entre Ladário (MS) e Cáceres (MT), passam anos sem colocar o pé na cidade”, comentou.

Além da aposentadoria por idade, a equipe do INSS também concedeu benefícios como salário-maternidade, auxílio-doença e benefício assistencial ao idoso. A presença de uma assistência social e de um perito médico possibilitou as analises dos processos imediatamente.

EXPEDIÇÃO – A Expedição da Cidadania foi criada em 2009, sendo que a primeira etapa aconteceu na região sul do Rio Paraguai, onde foram atendidos os ribeirinhos de Paiolzinho, Albuquerque, Farol até chegar à cidade de Porto Murtinho (MS). Na ocasião, o INSS concedeu diversos benefícios e a partir daquela data uma Unidade Móvel do INSS de Campo Grande, com apoio da Agência da Previdência Social Jardim atende, periodicamente, a cidade de Porto Murtinho, onde os segurados da região mantêm os benefícios.

Nesta segunda edição, o navio Albatroz foi em direção ao norte do Rio Paraguai. Serão beneficiados além de Jabotazinho, os ribeirinhos de Paraguai-Mirim, Barra do São Lourenço e Santo Antônio das Lendas, no Mato Grosso.

Participam da expedição médicos da Secretaria de Estado de Saúde do Mato Grosso do Sul, Receita Federal, Fundação do Trabalho, Justiça Federal e TRE. A ação teve início no dia 16 e vai até o dia 31 de março. (Cláudio Severo – SCS/MS)

Artigos em destaque
Artigos recentes
Busca por tags
bottom of page