top of page

Reabilitado do INSS é exemplo de superação


Trabalhando como torneiro mecânico, Luís Henrique da Silva sofreu um grave acidente em 2007, que provocou o esmagamento do cotovelo esquerdo. Apesar da limitação física que adquiriu, ele não desanimou. Incentivado pelo Programa de Reabilitação Profissional da Gerência Executiva do INSS em Volta Redonda, o trabalhador buscou a continuação de seus estudos.

O responsável técnico da Reabilitação Profissional da Gerência Volta Redonda, Wilson Bittencourt Filho, esclarece que, além da empresa de origem ter encerrado as atividades, o segurado estava fisicamente incapacitado para voltar a exercer aquela função. “A opção era elevar a escolaridade e buscar outra formação profissional”, explica.

Luís Henrique começou então a eliminar matérias do ensino médio em uma escola estadual, no município fluminense de Barra Mansa. Participando do chamado provão ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), o segurado ficou entre os 10% com melhor índice de aprovação, concluindo assim o Ensino Médio.

Com o apoio do INSS, Luís foi mais longe: cursou a graduação em Direito. Com muito esforço e superação, conseguiu uma bolsa de 100% na instituição de ensino superior, o que permitiu que aprimorasse seus estudos, ao mesmo tempo que, com o recebimento do benefício de auxílio-doença, garantia o sustento da esposa e dos dois filhos.

O servidor Wilson Bittencourt ressalta a dedicação do segurado, que foi aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) quando ainda cursava o 10º período da faculdade de Direito. “Luís Henrique deu início ao Programa de Reabilitação Profissional como torneiro mecânico, tendo somente o ensino fundamental. Hoje, ainda em reabilitação, já completou o ensino superior, tornando-se um advogado formado, aguardando somente a colação de grau para poder exercer as atividades em sua nova profissão”, destaca Wilson.

Ele informa ainda que a equipe de Reabilitação Profissional tentará obter uma vaga para o segurado, permitindo sua reinserção no mercado de trabalho. Em 2014, 65 segurados foram desligados do programa, retornando ao trabalho. “O Programa de Reabilitação do INSS é uma ótima oportunidade para aqueles que foram marcados por um acontecimento difícil, como um acidente, mas que esperam e querem transformar o que seria uma história de dificuldades e derrotas em uma história de vitórias e alegrias”, declara confiante, Luís Henrique. (José Carlos Santos – ACS/RJ)

Artigos em destaque
Artigos recentes
Busca por tags
bottom of page