top of page

INSS participa de caravana de informação no centro de Fortaleza


Regina Lúcia pretende retomar a contribuição para se aposentar aos 60 anos

No movimentado centro de Fortaleza, uma tenda montada na Praça Murilo Borges levou informação previdenciária para a população. O INSS participou da V Caravana Social, ocorrida ontem (10), em parceria com a Comissão Especial de Direito Previdenciário e Assistência Social da OAB/ CE.

E mesmo quem passa por lá diariamente teve a atenção fisgada e parou para se informar. “Sempre passo por essa praça, e vi na televisão que iria acontecer esta ação”, conta Regina Lúcia de Araújo Pinto. Ela encostou o carrinho de picolé, que vende há cinco anos, para saber se aquele carnê que deixou de pagar há um ano ainda pode ser retomado. Regina já teve contratos de carteira assinada, mas também perdeu oportunidades de requerer um auxílio-doença, em períodos que vendia picolé informalmente.

Aos 52 anos, ela ouve atenta a explicação sobre os tipos de aposentadoria, e se anima com a opção de reunir a idade de 60 anos e 15 anos de contribuição, para se aposentar por idade. O plano agora é voltar a contribuir na sua inscrição feita há alguns anos, como Empreendedor Individual. A categoria abrange quem trabalha por conta própria e se legaliza como pequeno empresário, pagando à Previdência Social 5% do salário mínimo mensalmente.

A coordenadora do Programa de Educação Previdenciária (PEP) na Gerência-Executiva do INSS em Fortaleza, Helena Queiroz, frisa que a sociedade ainda é muito carente de informação. “A iniciativa da Caravana é importante porque facilita o encaminhamento do segurado às Agências”, destacou. Segundo Helena, as dúvidas mais frequentes são sobre aposentadoria, benefício assistencial e tempo de contribuição.


Segurado recebeu a informação de como acompanhar a contribuição feita pelo seu empregador

E foi buscando mais autonomia no monitoramento de seu tempo de contribuição que o recepcionista Willames Braga informou-se sobre o serviço de Cadsenha. Com ele o segurado pode cadastrar uma senha numa Agência da Previdência Social, e consultar suas contribuições a qualquer momento na página www.previdencia.gov.br.

Já a comerciante Sandra Maria Rodrigues Araújo teve que mudar um pouco só o seu percurso diário para saber mais sobre simulação de contagem de tempo de contribuição. Ela trabalha com o pai numa loja de cereais próximo à praça, e já faz planos para quando atingir seus 60 anos. “Queria fazer arte. Minha mãe, que tem 80 anos, costura panos de prato. Antigamente eu pintava… mas agora estou sem tempo”, disse sobre os projetos para quando estiver aposentada.

O PEP promove diariamente palestras, orientação e informação, participações na mídia e curso para disseminadores externos em todo o país. As ações estão reunidas no objetivo do Plano de Ação do INSS de fortalecer a educação previdenciária com foco na inclusão e fidelização. (Claudiene Costa – ACS/CE)


Artigos em destaque
Artigos recentes
Busca por tags
bottom of page