top of page

Reabilitação Profissional do INSS em Natal reinsere segurado no mercado de trabalho


Como cozinheiro profissional Allyson montou a própria empresa

O dia 10 de fevereiro de 2015 ficará na memória de Allyson Rogério de Medeiros, 26 anos, como uma data de muita felicidade. Neste dia ele recebeu o certificado do Serviço de Reabilitação Profissional do INSS em Natal fazendo jus a inclusão de vaga da Pessoa com Deficiência da Previdência Social (PCD).

A história de Allyson se assemelha a de centenas de segurados da Previdência Social. Ele exercia a função de soldador em uma empresa, até quando sofreu um acidente, com moto, em janeiro de 2012. Oito meses depois, após avaliação médico-pericial foi encaminhado a Reabilitação Profissional, sendo elegível para o Programa custeado pela Previdência Social, visando o seu retorno ao trabalho, em outra função.

Acompanhado pelas orientadoras profissionais Cynthia Azerêdo e Marluce Marinho Miranda, lotadas no Serviço de Reabilitação Profissional da Gerência-Executiva do INSS Natal, o segurado foi encaminhado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac, onde realizou o curso de Cozinheiro Profissional, no Hotel Escola Senac Barreira Roxa, em Natal.

O INSS, além de custear o curso, forneceu as condições necessárias para que Allyson pudesse frequentá-lo, como: inscrição, pagamento de passagens para o local onde o curso estava sendo realizado, fardamento e implementos profissionais para atuação no curso.

Simultaneamente, também ingressou no curso de Gastronomia, na Universidade Potiguar (UnP), através do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Atualmente com dois cursos – Cozinheiro Profissional e Gastronomia – Allyson já atua no mercado gastronômico, com a criação da própria empresa ‘AR Coquetéis e Consultoria’, realizando, em domicílio, jantares, almoços, churrascos e coquetéis.

Bastante emocionado disse Allyson: “Resumo o que gostaria de externar, neste momento: apoio. Essa palavra expressa tudo que recebi dos servidores que trabalham na Reabilitação Profissional do INSS, que sempre me orientaram e nunca deixaram faltar nada para a realização do curso de Cozinheiro. Tudo isso só foi possível com a orientação dos servidores do INSS a quem agradeço de coração”.

Para a chefe do Serviço de Reabilitação Profissional, Mariza Dantas, “este momento é sempre de muita alegria e de emoção. Para nós, profissionais da Reabilitação, é o dever cumprido, quando reinserimos o segurado no mercado de trabalho. Isso prova a importância do Programa para os segurados que são atendidos pela Reabilitação Profissional”, afirmou.

QUEM TEM DIREITO

O Serviço de Reabilitação Profissional da Previdência Social tem o objetivo de oferecer aos segurados incapacitados para o trabalho, por motivo de doença ou acidente, os meios de reeducação ou readaptação profissional para o seu retorno ao mercado de trabalho.

O atendimento é feito por equipe de médicos, assistentes sociais, psicólogos, sociólogos, fisioterapeutas e outros profissionais. Depois de concluído o processo de reabilitação profissional, a Previdência Social emite certificado indicando a atividade para a qual o trabalhador foi capacitado profissionalmente.

A Previdência Social também fornece aos segurados recursos materiais necessários à reabilitação profissional, quando indispensáveis ao desenvolvimento do respectivo programa, incluindo próteses, órteses, instrumentos de trabalho, implementos profissionais, auxílio-transporte e auxílio-alimentação.

O trabalhador em gozo de auxílio-doença terá prioridade de atendimento no programa. Não há prazo mínimo de contribuição para que o segurado tenha direito à reabilitação profissional. (José Alves – SCS/RN)

Artigos em destaque
Artigos recentes
Busca por tags
bottom of page