top of page

Aposentadoria rural contribui para a economia dos municípios e fixação do homem no campo

Garibaldi destaca que benefício retira milhões de brasileiros da pobreza. (Foto: Roberto Homem)

A extensão do acesso dos benefícios previdenciários ao trabalhador rural incrementou a economia dos municípios e contribuiu para a fixação do homem no campo”, comenta o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, ao conhecer a história de Greice Reinaldo dos Santos Pereira, a segurada que em outubro recebeu o benefício de número 32 milhões, pago pela Previdência. A importância da Previdência na distribuição de renda no país foi destacada pelo titular da Pasta.

Utilizando dados de 2012, o ministro comparou que dos 5.565 municípios brasileiros, 3.996 receberam repasse maior da Previdência Social do que o correspondente ao Fundo de Participação dos Municípios. “O pagamento desses benefícios é responsável por retirar milhões de brasileiros da situação de pobreza”, explica. A matemática dos repasses aponta que quanto menor e mais carente o município, de maior importância se reveste o dinheiro destinado pela Previdência.

Garibaldi Alves Filho acrescenta que, além de garantir melhores condições de sobrevivência à população que depende da Previdência, o órgão também tem se preocupado em oferecer conforto e comodidade aos segurados. Com esse objetivo foi criado um plano para expandir as agências da Previdência Social (APS) em todo o país. A aposentada Greice Pereira requereu o seu benefício de aposentadoria rural em uma das mais de 350 novas agências que a Previdência Social inaugurou nos últimos cinco anos. A APS Exu foi entregue à população em março de 2012.

O servidor Isak Willber da Silva Oliveira – que havia ingressado no INSS em 2008, foi transferido da APS Araripina (PE) para integrar o quadro de funcionários de Exu. Em setembro de 2012, assumiu a gerência da agência, cargo no qual permanece até hoje. “As novas agências não estão apenas oferecendo maior conforto, elas estão servindo de incentivo para que cada vez mais brasileiros requeiram seus direitos”, observou. Ele opina que muitas pessoas deixavam de buscar os benefícios previdenciários por não terem disponibilidade de percorrer grandes distâncias para serem atendidas.

Antes da APS Exu, o atendimento era feito em Ouricuri (PE), distante aproximadamente 70 quilômetros. A nova agência atende a cerca de 50 pessoas por dia. Um dos responsáveis pelo atendimento é Diego Araújo Rebouças, funcionário do INSS há dois anos e meio. Ele foi quem atendeu a dona do benefício número 32 milhões. “O caso de dona Greice foi bem simples, pois ela chegou sem nenhum problema em sua documentação”, lembra o servidor, que foi transferido de Trindade (PE) para Exu. (Roberto Homem)

Fonte: Blog da Previdencia

Artigos em destaque
Artigos recentes
Busca por tags
bottom of page