top of page

Ministro da Previdência Social recebe trabalhadores rurais

Da Redação (Brasília) – O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, reuniu-se, nesta quarta-feira (14), com representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), em Brasília. Na pauta, as reivindicações do 20º Grito da Terra Brasil. Além do ministro, os sindicalistas foram recebidos pelo secretário-executivo, Carlos Eduardo Gabas, o secretário de Políticas de Previdência Social, Benedito Adalberto Brunca, entre outras autoridades do Ministério e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Os sindicalistas apresentaram 15 demandas. Entre os pedidos, está o aumento do número de peritos médicos do Instituto para agilizar a análise dos benefícios por incapacidade. “Em alguns estados, os trabalhadores rurais estão encontrando dificuldades em ser atendidos pela Perícia Médica no tempo adequado”, afirmou José Wilson Gonçalves, da Contag. O ministro reconheceu a necessidade de ampliar o quadro de médicos e disse que pretende aprofundar a discussão sobre o novo modelo de perícia, que poderá ajudar na questão.

Já as trabalhadoras rurais reivindicaram a prorrogação do salário-maternidade por mais dois meses às seguradas especiais. Sobre isso, o secretário-executivo declarou compreender o pleito, mas ponderou que a mudança depende de alteração na legislação e requer estudo mais profundo sobre os impactos financeiros à Previdência, já que o benefício teria de atender, também, às seguradas urbanas.

Outro pedido da categoria foi implantar Juntas de Recursos da Previdência Social nos estados de Tocantins, Roraima e Acre – ainda não contemplados por essa instância de julgamento. Gabas explicou que a implantação de novas juntas exige a contratação de servidores, o que ainda não tem previsão, mas se comprometeu a avaliar outras maneiras de atender às necessidades dos segurados dessas regiões. “Vamos estudar a possibilidade de atender esse pleito”, garantiu o secretário.

A pauta de reivindicações pede ainda reajuste do valor do salário-família, campanha para conscientizar aposentados sobre os perigos do endividamento e o reconhecimento automático dos direitos previdenciários dos segurados especiais, a partir do CNIS-Rural. O secretário-executivo conversou sobre cada um dos pontos e encerrou a reunião prometendo dar o devido encaminhamento a cada um dos pedidos.

(Renata Brumano)

Artigos em destaque
Artigos recentes
Busca por tags
bottom of page